A fertirrigação é uma técnica de adubação que utiliza a água de irrigação para levar nutrientes ao solo cultivado. Esta aplicação é feita através do sistema de irrigação mais conveniente à cultura.
Vídeo: sistema de irrigação subsuperficial
No projeto utilizamos um sistema de irrigação baseado no sistema subsuperficial desenvolvido pela aluna Ana Luísa Lopes Marques Coutinho, do Colégio Paraíso, ela ficou em 4º lugar no mundo e foi a única representante do nordeste brasileiro a ser premiada na maior feira de ciências e engenharia para alunos do ensino médio, a Intel ISEF acontecida em Pittsburgh, nos Estados Unidos. A estudante levou para o evento o seu projeto sobre a reutilização de garrafas pet na construção de sistemas de irrigação.
A água do tanque é colocada no sistema pelo funil, as mangueiras e os barbantes que saem da parte de dentro das garrafas pet, são posicionados próximos as raízes das plantas, as plantas dessa formas só vão utilizar a água que realmente precisam, pois a raiz vai "puxar" a água como se fosse um canudo, somente utilizando a água que necessita para o seu desenvolvimento. Nesse sistema economiza-se uma quantidade muito grande de água além de estarmos reutilizando as garrafas pet.
Vídeo: Construção do tanque de fertirrigação e cálculo do volume de água.
A água utilizada para irrigação vem do tanque dos peixes, esta água é muito rica em nutrientes, pois a ração, as fezes dos peixes, folhas que caem no tanque e se decompõem, algumas espécies de algas e microorganismos estão diluídas na água que será utilizada na irrigação da Horta Mandala.
Dessa forma além do tanque fornecer a proteína necessária para alimentação humana (que nesse caso são os peixes), a água também é aproveitada para a irrigação e adubação totalmente orgânica, ou seja, sem adição de nenhum adubo químico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário