Quem vê pela primeira vez acha a ideia um pouco estranha. Ao invés de uma plantação tradicional, os canteiros são circulares, formados ao redor de uma fonte d'água. O termo Mandala vem do sânscrito e significa "sagrado" ou "círculo mágico". O símbolo vem da antiguidade e representa a relação do homem com o universo ou ainda os planetas ao redor do sol. Trata-se de um jardim de círculos concêntricos que respeitam a agricultura ecológica. Um dos seus princípios é: copie o desenho da natureza. Como nela tudo é arredondado, os canteiros retos foram reformulados.
No centro do sistema existe um reservatório de água com dimensionamento circular. Este reservatório, além do fornecimento de água, serve para a criação de peixes, patos e marrecos, que enriquecem organicamente a água do reservatório.
Os círculos internos do sistema são assim definidos e utilizados:
• A espiral de ervas e o primeiro círculo são denominados “Círculos de Melhoria da Qualidade de Vida Ambiental”, e destina-se ao cultivo de hortaliças e plantas medicinais, atendendo às necessidades de subsistência da família.
• O segundo círculo é denominado “Círculo da Produtividade Econômica”, e se destinam a culturas complementares diversas, como milho, feijão, abóbora e frutíferas, etc. cuja produção em maior escala permite criar excedente para comercialização, gerando renda para o agricultor.
• O último anel da Mandala é denominado “Círculo do Equilíbrio Ambiental” e destina-se à proteção do sistema, com cercas vivas e quebra-ventos, como forma de melhorar a produtividade e prover parte da alimentação animal, além da oferta dos nutrientes necessários à recuperação do solo.
Vídeo: Construção e os objetivos dos canteiros circulares.
Esse tipo de horta economiza água, trabalha com a diversidade de plantas, aproveita melhor o espaço, usa apenas fertilizantes orgânicos e poupa o solo. Além disso, horta pode ser um meio de complementação da renda familiar. O Sistema Mandala consiste no consórcio de produção agrícola e é bastante difundido em pequenas comunidades rurais. O objetivo principal do sistema é diversificar as atividades agrícolas com a finalidade de melhorar o padrão alimentar das famílias e aumentar a renda através da introdução de tecnologia apropriada de baixo custo de produção. Desenvolvido para viabilizar a produção de alimentos de maneira sustentável em regiões semi-áridas.
Olá,amigo André!
ResponderExcluirParabéns pelo belo blog e pelo trabalho de divulgação e de esclarecimentos que ele faz!!
Realmente,é muito importante o uso racional dos recursos naturais(Água,solo,plantas)...
Abraço!
Paulo Romero.
Meliponário Braz.