O município de Boa Esperança retrata o predomínio das pequenas propriedades onde a agricultura é feita pela própria família, mas apesar de muitos produtores praticarem agricultura ecológica, a maioria dos agricultores da região ainda pratica a agricultura convencional de maneira nociva. O projeto "Horta Mandala Pedagógica: Agricultura familiar contra o uso de agrotóxicos" surgiu com a proposta de alertar sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos, já que boa parte dos alunos da escola são filhos de produtores rurais. A ideia partiu de pesquisas relacionadas ao primeiro tema gerador do ano de 2012, solo e questão agrária, que foi realizado sob orientação do Professor André Soares na disciplina de Agricultura II. O objetivo do tema era produzir um vídeo que seria utilizado como um recurso didático para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem nas aulas presenciais, incorporando os conceitos de agricultura alternativa nas disciplinas de Matemática, Ciências e Língua Portuguesa.
A primeira fase do projeto foi iniciado com uma pesquisas relacionadas ao tema, foram utilizados a internet no laboratório de informática educativa (LIEd), livros, jornais, revistas, vídeos e trabalhado crônicas e poesias relacionando os temas pesquisados. A segunda fase do projeto foi realizada uma visita técnica a uma Horta Mandala na comunidade da Pratinha em Boa Esperança, onde foram discutidos os objetivos e as técnicas utilizadas que logo após foram colocadas em prática através do planejamento da área a ser construída a horta. A terceira fase do projeto foi iniciada a construção da Horta Mandala Pedagógica iniciada pela espiral de ervas, o tanque dos peixes e irrigação, os canteiros circulares e a círculo de compostagem.
Vídeo: Clipe do projeto e visita técnica na comunidade da Pratinha (aumentar volume).
Destacamos que esse projeto englobou todos os alunos da escola, pois ele teve também como objetivo contribuir para melhoria da postura disciplinar dos estudantes perante os estudos, a convivência com outras pessoas, relação do trabalho em equipe e outras posturas importantes para o desenvolvimento da vida social e pessoal. Tal aspecto é importante, pois um dos pontos que retrata a Agroecologia, é a relação da postura do ser ao mundo em que vive.
Legal o blog, Prof. André. Parabens
ResponderExcluir