ADUBAÇÃO VERDE


     A Adubação Verde é uma prática agrícola milenar, cujo objetivo é melhorar a capacidade produtiva do solo. Essa melhoria do solo é conseguida através da adição de material orgânico não decomposto de plantas cultivadas exclusivamente para este fim, que são manejadas antes de completarem o ciclo vegetativo. A Adubação Verde pode ser realizada com diversas espécies vegetais, porém a preferência pelas leguminosas está consagrada por inúmeras vantagens, dentre as quais, destaca-se a sua capacidade de fixar nitrogênio direto da atmosfera por simbiose com a bactéria do gênero Rhizobium.




     De modo mais amplo, pode-se dizer que a adubação verde restaura e intensifica um grande número de processos de vida, deixando o solo mais fértil e mais saudável para a cultura seguinte. Sua ação é menos efêmera que de uma adubação química, porem requer repetição periódica, a fim de manter alto o patamar de fertilidade de um solo. O girassol, por exemplo, embora seja plantado como cultura para colheita de grãos e extração de óleo comestível, pode ser considerado um adubo verde, pois deixará benefício adicional um solo mais fértil. O mesmo se aplica a colza, feijão de corda, feijões mungo e adzuki, soja e outras culturas consideradas agrícolas.


     Nos três canteiros da Mandala foram utilizadas as técnica de adubação verde utilizando o feijão caupi adquirido na visita técnica a Horta Mandala na comunidade da pratinha em Boa Esperança. Numa Mandala trabalham-se os conceitos em que as plantas têm preferências e escolhem as companheiras com as quais se dão bem, o que lhes permite ajudarem-se em defesa contra os insetos e doenças e aproveitarem melhor os nutrientes contidos no solo, além disso, plantas bem nutridas são muito resistentes a doenças.

Vídeo: Adubação verde com feijão Caupi.

     Os plantios circulares, diferentes dos desenvolvidos pela agricultura convencional, permitem às plantas se ajudarem mutuamente, trabalha-se os conceitos de cortinas quebra ventos, de plantas repelentes a insetos, de plantas melíferas e uma série de segredos que a natureza nos ensina e que também colaboram com a recuperação da biodiversidade e o controle ecológico de insetos pragas assim como de doenças e plantas invasoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário