A reciclagem do lixo tanto pode ser aplicada aos resíduos inertes (plásticos, vidros, metais, etc.) como aos resíduos orgânicos (restos de frutas, legumes e de alimentos em geral, folhas, gramas, etc). A forma mais eficiente de reciclagem dos resíduos orgânicos é por intermédio de processos de compostagem.
A compostagem é um processo que pode ser utilizado para transformar diferentes tipos de resíduos orgânicos em adubo que, quando adicionado ao solo, melhora as suas características físicas, físico-químicas e biológicas. Conseqüentemente se observa maior eficiência dos adubos minerais aplicados às plantas, proporcionando mais vida ao solo, que apresenta produção por mais tempo e com mais qualidade. Portanto, a redução do uso de fertilizantes químicos na agricultura, a proteção que a matéria orgânica proporciona ao solo contra a degradação e a redução do lixo depositado em aterros sanitários pelo uso dos resíduos orgânicos para compostagem, contribuem para melhoria das condições ambientais e da saúde da população. A técnica da compostagem foi desenvolvida com a finalidade de acelerar com qualidade a estabilização (também conhecida como humificação) da matéria orgânica. Na natureza a humificação ocorre sem prazo definido, dependendo das condições ambientais e da qualidade dos resíduos orgânicos.
Desta forma os alunos desenvolveram uma área para compostagem de manejo simplificado, mas muito eficiente. Para um composto atingir a fase de humificação são necessários em torno de 60 dias, sendo esse composto irrigado diariamente e revirado de 15 em 15 dias. Para atender esses procedimentos foi desenvolvido o “Círculo de compostagem”.
No processo de construção do círculo, foi escavado uma área de diâmetro de 6 metros e divididos em 4 partes iguais, a terra retirada foi utilizada para a construção dos canteiros da Mandala, logo após o circulo foi preenchido com argila para evitar que o composto perca a água para o solo mantendo a matéria orgânica sempre úmida acelerando o processo de decomposição.
O funcionamento do círculo de compostagem procede da seguinte maneira. Na primeira parte adiciona-se a matéria orgânica ainda verde onde ela vai ser irrigada diariamente até o 15º dia, no 16º dia revira-se o composto passando-o para a segunda parte e logo após adiciona-se mais matéria verde na primeira parte para reiniciar o ciclo, as duas partes continuarão a ser irrigadas diariamente.
No 31º dia revira-se novamente o composto passando da segunda para a terceira parte, o da primeira para a segunda parte e adiciona-se mais composto verde na primeira parte, as três partes continuarão ser irrigadas diariamente. No 46º dia reviram-se todas as partes novamente e adiciona-se mais matéria verde na primeira parte, no 15º dia da quarta parte teremos um composto com 60 dias de decomposição que estará pronto para ser utilizado na horta, após esse composto ser utilizado continua-se o ciclo revirando-se as partes, completando com matéria verde a primeira parte e irrigando diariamente. Sendo assim, teremos de 15 em 15 dias um composto completamente orgânico para a adubação da Horta Mandala.
Vídeo: Construção do "Círculo de Compostagem" e seu funcionamento.
Fantástico! que maravilha, !!genial esse processo de fazer composto
ResponderExcluirQUE LINDO MEU DEUS !
ResponderExcluirQUANTO AMOR E DEDICAÇÃO DESSAS NOBRES CRIATURAS PREPARANDO A TERRA PARA A COMPOSTAGEM